Desenvolvimento Profissional de Tutores Regentes para o Estágio Supervisionado da Educação Infantil 2018/2
(DPTRESEI_2018_2)

O programa "Desenvolvimento profissional de Tutores Regentes para o Estágio Supervisionado da Educação Infantil" é uma atividade de aperfeiçoamento que enfatiza dinâmicas de estudos teóricos e práticos contextualizadas na realidade dos/as participantes. Se desenvolve na modalidade a distância, com suporte na tecnologia digital articulada com webconferências e outros recursos. Propõe-se a apoiar o desenvolvimento profissional de professores de instituições públicas de educação infantil para ampliar seus conhecimentos e desenvolver competências na utilização de ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, ampliar e re-significar conceitos sobre aprendizagem da docência, estágio supervisionado, ensino e aprendizagem na educação infantil.
A preocupação primordial do programa é a articulação entre a prática do professor da educação infantil, as teorias sobre formação de professores e estágio supervisionado e o uso do AVA Moodle, num processo de desenvolvimento profissional no contexto de trabalho, voltado para a realidade contextual em que o estagiário estará inserido.
O programa, com 180 horas de duração, visa, por um lado, investir na formação de formadores da educação básica (Tutores Regentes - TR), por meio da parceria colaborativa entre a universidade e a escola; e por outro, promover uma formação mais significativa e contextualizada ao futuro professor de modo a superar o paradigma de que o estágio supervisionado é uma prática fragmentada na formação inicial, sem inter-relação e geralmente pautada na observação pelos estagiários da sala de aula e da escola.