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curso para tutores do curso de Pedagogia
Desenvolvimento Profissional da docência para Tutoras Regentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018/2
- Professor: Patricia Doricci
- Professor: Babette de Almeida Prado Mendoza
- Professor: Rubia Fernanda Quinelatto
O Programa “Formação Continuada de Tutores Regentes para o curso de Licenciatura em Pedagogia UAB/UFSCar” é uma atividade de extensão que visa ampliar a formação inicial dos Tutores Regentes que acompanharão e orientarão os alunos ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado 2. Será desenvolvido, a distância, no Portal dos Professores da UFSCar (www.portaldosprofessores.ufscar.br) com o objetivo de romper com o paradigma de que a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado são práticas fragmentadas na formação inicial do professor, sem inter-relação com a prática e geralmente pautada na observação pelos estagiários da sala de aula e da escola. O intuito deste programa de acompanhamento dos Tutores Regentes tem como objetivo o investimento no desenvolvimento profissional numa perspectiva continuada tendo a sala de aula e a escola como eixo norteador e articulador de toda a experiência. Visa, ainda, estreitar as relações, num período de mais longo prazo, entre universidade/escola estabelecidas durante o curso inicial de preparação dos professores em exercício nos anos iniciais do ensino fundamental para assumirem o papel de formadores da educação básica como co-responsáveis pela formação prática dos futuros professores.
Desenvolvimento Profissional de Tutores Regentes para o Estágio Supervisionado da Educação Infantil 2018/2
- Professor: Patricia Doricci
- Professor: Babette de Almeida Prado Mendoza
- Professor: Rubia Fernanda Quinelatto
O programa "Desenvolvimento profissional de Tutores Regentes para o Estágio Supervisionado da Educação Infantil" é uma atividade de aperfeiçoamento que enfatiza dinâmicas de estudos teóricos e práticos contextualizadas na realidade dos/as participantes. Se desenvolve na modalidade a distância, com suporte na tecnologia digital articulada com webconferências e outros recursos. Propõe-se a apoiar o desenvolvimento profissional de professores de instituições públicas de educação infantil para ampliar seus conhecimentos e desenvolver competências na utilização de ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, ampliar e re-significar conceitos sobre aprendizagem da docência, estágio supervisionado, ensino e aprendizagem na educação infantil.
A preocupação primordial do programa é a articulação entre a prática do professor da educação infantil, as teorias sobre formação de professores e estágio supervisionado e o uso do AVA Moodle, num processo de desenvolvimento profissional no contexto de trabalho, voltado para a realidade contextual em que o estagiário estará inserido.
O programa, com 180 horas de duração, visa, por um lado, investir na formação de formadores da educação básica (Tutores Regentes - TR), por meio da parceria colaborativa entre a universidade e a escola; e por outro, promover uma formação mais significativa e contextualizada ao futuro professor de modo a superar o paradigma de que o estágio supervisionado é uma prática fragmentada na formação inicial, sem inter-relação e geralmente pautada na observação pelos estagiários da sala de aula e da escola.